Ricardo Rio reuniu com direção da FAP de Braga

“Juntos Por Braga” pretendem uma escola mais inclusiva e onde todos tenham direito a uma formação de excelente qualidade


Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, reuniu com elementos da direcção da Federação das Associações de Pais do concelho de Braga (FAP Braga), que entregaram ao candidato à Câmara Municipal um dossiê com um conjunto de medidas que consideram fundamentais que sejam concretizadas pela autarquia para melhorar a qualidade do ensino.

A existência de um banco de livros escolares para troca, centralizados no 2º e 3º ciclos, e a oferta de livros escolares aos alunos do 1º ciclo foram apontadas como formas importantes de aliviar os orçamentos das famílias e garantir que todas as crianças e jovens têm à sua disposição o material necessário para obterem sucesso escolar. “Estas são medidas há muito defendidas pelos ´Juntos Por Braga´ e que, nos tempos de dificuldades que o país atravessa, permitiriam poupanças muito relevantes nos orçamentos familiares. Infelizmente, este não é o pensamento do actual executivo municipal, que inclusivamente chumbou a nossa proposta de oferta generalizada de livros às crianças do 1º ciclo”, lamentou Ricardo Rio, garantindo que a área social será uma prioridade da sua governação.

Por outro lado, os membros da FAP Braga pediram a melhoria do transporte escolar dos alunos para todas as escolas, com mais horários disponíveis nos transportes públicos e condições de segurança no transporte de crianças. Para Rio, esta é uma vertente que se insere na necessidade de se adaptar os transportes às verdadeiras necessidades da população. “Queremos um serviço de transportes que garanta que todos os alunos estão bem servidos e dispõem de boas condições para chegarem à sua escola e regressarem a casa em completa segurança, deixando os encarregados de educação tranquilos”, assegurou.

Segundo a FAP Braga, é ainda preciso a autarquia ter uma atenção especial às crianças com necessidades especiais e melhorar o serviço de Componente de Apoio à Família, sobretudo com o alargamento de horários. Estas são respostas sociais a que Rio disse estar particularmente atento. “Queremos uma escola inclusiva e para todos, que esteja ao serviço da comunidade e que auxilie as famílias quando estas precisam. Nesse sentido, trabalharemos para que as crianças tenham o acompanhamento necessário e adequado às suas necessidades”, afirmou.

Rio destacou também o projecto de promoção da certificação da qualidade das escolas, que acredita ser um caminho importante para garantir que em todos os estabelecimentos de ensino se verificam as condições mínimas de funcionamento e valorização dos projectos educativos. Já sobre as actividades de enriquecimento curricular (AEC), o líder dos “Juntos Por Braga” relembrou o compromisso de assegurar as áreas que são cruciais, como o inglês, e alargar o âmbito de cobertura das AEC com a introdução de componentes como a história e cultura de Braga, que pretende promover dentro da comunidade educativa e em ligação com a rede de IPSS´s que dispõem de ATL.

A direcção da FAP Braga apontou ainda a necessidade de maior fiscalização periódica ao serviço de refeições fornecida nas escolas, a correta avaliação e priorização da requalificação do parque escolar e o reforço e valorização do Conselho Municipal de Educação como medidas que devem ser rapidamente implementadas.

A finalizar, Rio sublinhou que estas são propostas prementes e que irão merecer atenção por parte dos ´Juntos Por Braga´ assim que assumirem a liderança do executivo municipal. “O ensino é uma área essencial e que, independentemente dos vários problemas que o concelho e o país estejam a atravessar, não pode nunca ser descurada. É através da qualidade de formação dos jovens e crianças que começamos a garantir um amanhã melhor, e no próximo ciclo autárquico podem contar com uma muito maior intervenção neste sector”, enfatizou, adiantando que a sua equipa irá trabalhar para que a educação no concelho seja cada vez mais inclusiva e todos possam ter direito a uma formação de excelente qualidade, que forme pessoas com valores e que lhes forneça as bases para escolherem o seu futuro.

This entry was posted on 26 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply