Regulação da actividade foi assumida pelos taxistas como essencial para desenvolvimento do sector

Ricardo Rio reuniu com taxistas do concelho


Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, reuniu com elementos da associação Antral e da central Andique, que representa cerca de 80% dos táxis da cidade de Braga. Esta iniciativa foi precedida por uma volta de táxi por algumas zonas do concelho, tendo os taxistas mostrada ao candidato à Câmara Municipal um conjunto de situações que prejudicam o seu trabalho. Na ocasião, os taxistas pediram alguns ajustes e medidas que lhes permita melhorar o serviço prestado pelo sector e que consideram serem benéficas para toda a população.

A regulação urgente do setor foi assumida como a principal preocupação dos taxistas de Braga. “Não se pode fechar os olhos à situação dos táxis que vêm de outros concelhos e nos ´invadem´ de forma totalmente irregular, deturpando os reais valores a ser cobrados aos clientes sem qualquer ética ou sentido de responsabilidade. Estes casos criam ideias completamente erradas relativamente ao sector e fazem-nos perder imensos clientes”, asseguraram, especificando que não pretendem introduzir uma lógica ´proteccionista´, mas apenas uma regulação do setor que torne Braga um exemplo.

De acordo com Ricardo Rio, é essencial que essas irregularidades sejam detectadas e punidas, para que quem trabalha de forma comprometida e dedicada não seja prejudicado por este tipo de situações. “Estaremos atentas e iremos atuar para que os taxistas que pugnam pela ética e sentido de dever possam exercer a sua atividade sabendo que não sofrerão as consequências dos actos incorrectos de outros”, adiantou.

As recentes obras na Avenida Central e Rua dos Chãos foram outro dos pontos focados pelos representantes dos taxistas, que levaram a uma desvalorização a presença dos táxis. “Com estas alterações ficamos sem visibilidade, enfraquecemos a melhor e mais central postura de táxis da cidade e o estacionamento reservado aos táxis é por diversas vezes utilizado por clientes do Banco de Portugal, impossibilitando o nosso estacionamento”, sublinharam.

Sobre este assunto, Rio lamentou que os taxistas não tenham sido chamados a se pronunciar em relação às obras, levando a que estas situações aconteçam. “É a prova de que a falta de diálogo provoca problemas que seriam de muito fácil resolução. Da nossa parte, tentaremos minimizar estes problemas e fica a garantia de que, em qualquer intervenção que envolva também os táxis, as vossas opiniões e sugestões serão ouvidas”, garantiu.

A existência de locais onde as pessoas se possam abrigar enquanto esperam por um táxi é também, segundo os taxistas, muito importante para angariarem clientes. “Existem poucas condições para se aguardar por um táxi, desincentivando os cidadãos de recorreram aos nossos serviços. Esta seria uma solução para essa dificuldade”, referiram, afirmando que seria do interesse de ambas as partes explorar o potencial de publicidade dos táxis: “Possuímos LCD´s e tablets no interior dos táxis que poderiam ser de enorme utilidade para publicitar actividades da autarquia. Era uma forma de todos sairmos a ganhar”.

O líder dos “Juntos Por Braga” registou com enorme apreço o facto de actualmente os táxis terem tido uma enorme modernização e os taxistas estarem mais preparados para receberem turistas, dominando várias línguas estrangeiras. “Como já afirmamos, o turismo será uma das nossas prioridades, pelo que contamos com um serviço de táxis que esteja preparado para receber e prestar um serviço completo a quem nos visita”, disse.

Por fim, os representes dos taxistas enfatizaram que este é um sector que deve ser trabalhado de forma totalmente isenta e com seriedade. “Pretendemos apenas o melhor para o sector, para os clientes e para a nossa maravilhosa cidade. Temos a certeza absoluta que juntos vamos fazer um óptimo trabalho”, confirmaram.

This entry was posted on 26 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply