Maior proximidade com Universidade do Minho será prioridade para os “Juntos Por Braga”




Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, almoçou com docentes, investigadores e representantes de núcleos de estudantes e núcleos culturais da Universidade do Minho (UM). Esta iniciativa foi uma forma de o candidato à Câmara Municipal reafirmar que pretende trabalhar de forma bastante intensa o estreitamento de relações com a UM, que considera ser a instituição que mais tem contribuído para o desenvolvimento e crescimento do concelho.

Rio assegurou que uma das linhas de actuação que tem previsto para os primeiros cem dias de mandato passa pela criação de um já há muito anunciado pelouro de ligação à Universidade, assim como pela promoção de reuniões com vista à definição dos mecanismos de articulação contínua com as instituições de Ensino Superior do concelho. “É fundamental que Braga saiba tirar partido do conhecimento produzido nas Universidades em áreas tão diversas como a cultura, o apoio à actividade económica ou os incentivos ao empreendedorismo”, sublinhou, salientando que actualmente se assiste a um “divórcio” entre autarquia e UM que prejudica ambas as partes e, acima de tudo, o concelho: “Não faz qualquer sentido que estas duas instituições estejam de costas voltadas. É nossa intenção inverter esta política assim que assumirmos a gestão do executivo municipal”.

De acordo com o líder dos “Juntos Por Braga”, sempre que assim se justifique, é essencial que as opções de gestão se sustentem em validações técnicas de especialistas das Universidades. “É preciso aproveitar o que de melhor temos em Braga, que reúne nas suas universidades especialistas em diversas áreas que podem ser de extrema utilidade. Ao contrário do que tem sido feito pela maioria socialista, vamos consultar as Universidades antes de tomarmos determinadas opções, de forma a sustentarmos as decisões e evitarmos que aconteçam erros”, disse, manifestando a sua certeza de que se esta fosse a prática corrente da autarquia, poderiam ter sido evitadas muitas opções que se revelaram “danosas e até ruinosas”.

Durante o almoço, os muitos elementos da UM que estiverem presentes nesta iniciativa garantiram a sua total disponibilidade para elaborar projectos conjuntos com a Câmara Municipal. “É com muito agrado que registo a enorme receptividade para desenvolvermos esta relação, que considero que deve ser a melhor e a mais cúmplice possível, até devido à influência que a UM possui na definição de soluções para o futuro desta região e comunidade”, adiantou Rio.

Por fim, Ricardo Rio destacou ainda que pretende que os estudantes da UM estejam mais integrados na vida da cidade. “Existe uma barreira, física e psicológica, entre a cidade e a UM, que é a Avenida Júlio Fragata, que ´corta´ a Rua Nova de Santa Cruz e levou ao isolamento da zona universitária. É fundamental uma intervenção nesta zona para voltar a unir estas duas partes, num trabalho que deve ser complementado com a criação de uma dinâmica e animação no centro que cative os estudantes e os faça ter motivos para lá se deslocarem”, destacou.

This entry was posted on 26 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply