Instalação de projetos de empreendedorismo e criação de espaços para o associativismo são soluções para reverter abandono

Ricardo Rio visitou Centros Comerciais de 1ª geração 

Ricardo Rio, líder dos “Juntos Por Braga”, visitou vários centros comerciais de 1ª geração no centro da cidade, numa iniciativa que teve como objetivo apresentar as suas propostas para reverter a tendência de abandono a que estes têm sido sujeitos.

Na ocasião, Rio salientou que a generalidade dos centros comerciais de 1ª geração enfrentam hoje enormes dificuldades, com muitas lojas vagas e uma falta clara de capacidade de animação e atração. “Nesse sentido, pretendemos propiciar também a esses espaços comerciais fechados o mesmo tipo de animação que queremos promover para o centro da cidade, que atrairia também consumidores e visitantes para o comércio em espaço aberto”, afirmou. 

Para atingir esses objetivos, Rio pretende desenvolver um programa de instalação de novos projetos de empreendedorismo, em colaboração com os proprietários desses espaços devolutos. “Sejam pequenos espaços comerciais ou projetos artesanais, existe toda uma panóplia de possíveis projetos de criação do próprio emprego e de estímulo ao empreendedorismo jovem que julgamos que podem ser acolhidos nestes espaços”, sublinhou. 

Aliado a essa vertente, os “Juntos Por Braga” propõem ainda a criação nesses espaços de locais de apoio ao associativismo do concelho. “Como todos sabemos, existem várias coletividades que não dispõem de sedes próprias e vários grupos culturais sem espaços de ensaio. Julgamos ser possível aproveitar os centros comerciais de 1ª geração para servir essas coletividades e, ao mesmo tempo, servir toda a comunidade”, garantiu. 

Por fim, Rio salientou que é extremamente importante que estes espaços comerciais, muitos deles localizados em pleno centro da cidade, tenham uma vida e dinâmica totalmente diferentes. “Queremos um centro com gente, animação, diversão, etc. Estes espaços devem servir para atrair pessoas e receber eventos que impulsionem a cidade”, referiu.

This entry was posted on 26 de setembro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply