Ricardo Rio reuniu com ACES de Braga Médico de família


Ricardo Rio reuniu com a direção do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I - Braga (ACES), entidade que é responsável pela gestão dos antigos Centros de Saúde de Braga I, II e III, uma zona que abrange cerca de 192 mil utentes. 

Ricardo Rio salientou que apesar da atividade do ACES de Braga não recair diretamente na esfera de influência da Câmara Municipal, esta visita é importante porque a saúde é uma área crucial para a vida do concelho e que afeta os cidadãos de uma forma transversal. “Esta é uma área que exige um envolvimento e um acompanhamento permanente por parte da autarquia. Nesse sentido, viemos expressar a nossa preocupação com as debilidades de resposta que ainda existem em Braga, nomeadamente em termos de médicos de família, já que muitos utentes do nosso concelho continuam a não ter acesso a esse serviço”, sublinhou. 

José Manuel Cardoso, Diretor-Executivo do ACES de Braga, apontou também o número de utentes sem médico de família - cerca de 42 mil pessoas - como o principal problema do ACES. “É um facto sobejamente conhecido e que afeta a população do concelho. Estamos a lutar com todas as nossas forças para que esta situação se possa resolver e para que Braga não tenha utentes sem médico de família”, garantiu. 

O líder do “Juntos Por Braga” afirmou estar muito satisfeito com as várias diligências que o ACES de Braga está a realizar no sentido de suprir essa lacuna. “Ficamos com a certeza de que, da parte do ACES, tudo está a ser feito para que esta situação se resolva o mais rapidamente possível, em específico com a reivindicação junto do Ministério da Saúde para colocação de mais médicos, alargamento da bolsa de horas contratadas a serviços externos e abertura de novas unidades de saúde familiares”, confirmou. 

O responsável máximo do ACES de Braga afirmou ainda que os cuidados de saúde primários estão a atravessar um período de reforma que se iniciou há já alguns anos, e cujas principais mais-valias têm sido a forma exemplar como os seus profissionais têm aderido e a criação de novas Unidades de Saúde Familiar. “Foi ótimo que os ´Juntos Por Braga´ tenham tido a iniciativa de conhecer mais de perto esta realidade. Foi uma reunião muito frutífera porque demos a conhecer toda a estrutura do ACES, assim como dificuldades que encaramos no dia-a-dia no exercício das nossas funções e atividades”, disse José Manuel Cardoso.

Ler mais

2013 será marcado por investimentos em infraestruturas 

Do ponto de vista infraestrutural, Ricardo Rio notou também a existência de algumas lacunas no concelho, mas perante a garantia dada pela direção do ACES de que este ano será marcado por um investimento que ronda os dois milhões de euros em vários equipamentos, mostrou-se otimista de que estas situações serão resolvidas com brevidade. “Desses investimentos previstos, tenho obrigatoriamente de destacar a conclusão do espaço que irá acolher a futura Unidade de Saúde Familiar de Infias, que finalmente vai conhecer avanços”, enfatizou Rio. 

Por fim, na esfera autárquica, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga considerou que a autarquia pode ter um papel importante do ponto de vista das parcerias para a promoção de hábitos de vida saudáveis e da educação para a saúde, em ligação com as comunidades escolares. “Mas o trabalho da autarquia é também fundamental para a concretização de aspirações muito concretas do Aces e que nos foram hoje sinalizadas, como o caso dos arranjos em termos de acessos ao antigo polo de psiquiatria em Gualtar, da sinalética externa a diversas Unidades de Saúde Familiares que é neste momento débil, até questões ligadas ao estacionamento propiciado aos serviços de apoio domiciliário ou ao ajardinamento da zona envolvente do Centro de Saúde do Carandá”, alertou. 

Nesse mesmo sentido, José Manuel Cardoso frisou que o futuro passa pelo reforço das relações com a Câmara Municipal, afirmando estar totalmente ao dispor para, em parceria com a autarquia, lutar pelo bem dos utentes do concelho de Braga.

This entry was posted on 5 de abril de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply