Tu, Presidente


Há uma semana lançamos um desafio no Facebook: convidar os nossos seguidores a assumir o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Braga por um dia, dando oportunidade de se pronunciar sobre diferentes temáticas que contendem com a esfera municipal. Todas as semanas haverá um tema novo. 

Na semana passada, e em consonância com a visita que Ricardo Rio fez à empresa municipal, o tema foi a BragaHabit. Aqui ficam registados os testemunhos reunidos na semana passada, que poderão também serem utilizados como contributos para este projecto. 

Dina Vieira de Castro - Analisaria os contratos de renda mais elevada rapidamente! Revia os contratos antigos com 25 anos ou mais. 

Ana Cláudia Vaz - Eu apoiava a celebração de contratos de arrendamento para jovens famílias no centro da cidade em imóveis que estivessem devolutos mas com condições de habitabilidade. 

Pedro Borges Macedo - Em primeiro lugar, todos os bairros sociais deveriam ter iluminação pública suficiente para tornar mais agradável a vivência nesses locais. A escolha das cores dos edifícios deveriam ser sóbrias e não, como acontece por exemplo em Santa Tecla, que de dia até fere os olhos... A Gestão dos edifícios deve ser efectuada com uma maior preocupação na aplicação de materiais duradouros e resistentes para que as manutenções não sejam recorrentes. Deverão também efectuar obras de reparação com planeamento. As condições de arrendamento das pessoas carenciadas devem estar bem estipuladas para que em caso de incumprimento haja o direito da C.M. de expulsar os condóminos que danifiquem o património Municipal, que estejam envolvidos em actos ilícitos, etc... Na área exterior dos bairros seria interessante pensar em rearranjos urbanísticos com pequenas áreas verdes que tornassem mais agradável a vivência nesses bairros. Deveria também haver uma parceria com o pelouro da cultura para trazer actividades culturais a esses bairros com a existência de teatros de rua, concertos de musica clássica, etc.. Seria interessante também, conseguir uma parceria com uma instituição com o objectivo de dar apoio extra escolar aos meninos desses bairros para diminuir o abandono escolar e elucidar os pais para a importância dos estudos no século XXI. Apoiar a criação de postos de PSP para que houvesse uma menor tendência para a utilização desses bairros para o Tráfico de droga. Quanto a construção de novos bairros nem pensar e acho que a C. M. de Braga deveria pensar que a criação de "guetos" nunca foi a melhor opção. O Rico, o remediado e o pobre devem conviver em sociedade pois há uma maior tendência de uma melhor convivência aumentando a probabilidade de um futuro mais risonho para as gerações vindouras que acabam por se interligar. 

Anabela Rodrigues - Aluguer de casas no centro histórico da Cidade a preços mais convidativos de maneira a apoiar principalmente os jovens e assim iriamos ter um centro mais movimentado e não uma zona deserta como esta neste momento, quem tem o subsidio rever esses arrendamentos para que não existam injustiças... 

Ângelo Sousa - A Brahabit nesta deveria urgentemente apoiar até juridicamente os inquilinos reformados a responderem aos senhorios sobre os novos contratos de arrendamentos ( a legislação nova permite que um velhinho posso ser colocado na rua se não souber responder á carta de aumento superior a 1000% da renda. 

Rui Milhão - Baseando-se em critérios de proximidade a BragaHabit deveria exercer uma gestão integrada, participada e descentralizada, apoiando-se em estruturas funcionais, ágeis e eficazes, localizadas em gabinetes situados nos bairros, nos quais trabalham equipas multidisciplinares, e por um gabinete itinerante, com funções definidas nas 3 áreas de gestão: financeiras, patrimonial e social. 

A BragaHabit deveria ter como missão, promover a qualidade de vida, a integração social e a autonomia das populações residentes, tornando os bairros geridos, nas vertentes social, patrimonial e financeira, em unidades sustentáveis e com forte sentimento de pertença. Valorizando a Orientação para os moradores, a Inovação e a Responsabilidade Social.

This entry was posted on 4 de março de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply