Ricardo Rio visitou Clube de Golfe de Braga


Golfe é argumento turístico a aproveitar 

Na ocasião em que Portugal celebrou o Dia do Golfe, Ricardo Rio assinalou a data com uma visita ao Clube de Golfe de Braga, que se localiza em Palmeira, participando no “Open Day” que este clube promoveu no seu Driving range nesta Freguesia de Braga. Manuel Filipe Lopes, Paulo Pimenta e Carlos Peixoto da Direcção do Clube e João Russel, Presidente da Junta de Freguesia da Palmeira, acompanharam a Delegação “Juntos por Braga” durante a iniciativa. 

Ricardo Rio salientou que esta foi uma oportunidade para conhecer de forma mais detalhada as preocupações da Direção do clube relativamente à evolução deste desporto no concelho. “Assumimos a nossa vontade de colaborar com o Clube de Golfe, no sentido de dotarmos a cidade de Braga de infra-estruturas para a prática deste desporto que possam funcionar como um elemento complementar à oferta turística já existente no concelho”, afirmou. 

O Clube de Golfe de Braga não dispõe de campo para a prática de modalidade, servindo apenas como clube formador de golfistas. “Os jogadores que formamos nas nossas instalações são obrigados a migrar para outros clubes de forma a darem seguimento ao seu crescimento, dada a inexistência de um campo no concelho”, lamentou Manuel Lopes, garantindo que o campo serviria como pólo para ligar as pessoas à cidade e ao próprio clube: “Essa é a nossa principal ambição e um objetivo pelo qual temos vindo a lutar e a fazer todos os esforços. Acreditamos que, a médio-prazo, o campo de golfe seja uma realidade”. 

Manuel Lopes enfatizou que, apesar das dificuldades económicas com que vivem, o Clube de Golfe de Braga é considerado um dos dez melhores clubes sem campo do país, tendo um número significativo de sócios residentes que levam a que seja possível “produzir” obra. “Em 2009, concluímos que era importante refrescar a cara a este espaço e fizemos obras de requalificação. Criamos estruturas próprias para o treino e, hoje em dia, podemos orgulhar-nos de ter tudo o que é necessário para se aprender a praticar a modalidade”, declarou, sublinhando que este tem sido um dos melhores cartões-de-visita do clube na cidade e no exterior: “Estas obras permitiram-nos atrair mais pessoas e fazer com que o golfe na nossa região tenha condições para singrar e ter pessoas à altura de competir a nível nacional e internacional”. 

Também Ricardo Rio se mostrou empenhado em colaborar no esforço que tem vindo a ser desenvolvido pelo Clube de Golfe para democratizar a prática do desporto em Braga. “Para isso ser conseguido, é necessária uma articulação da modalidade com o desporto escolar, desenvolver um conjunto de iniciativas de abertura à população com a colaboração da Autarquia e sobretudo a qualificação das infra-estruturas que são insuficientes para as necessidades dos muitos praticantes desta modalidade no nosso concelho”, disse. 

Por seu turno, Manuel Lopes assinalou a “extrema importância” de se estabelecer parcerias com as escolas. “Só apostando nos jovens é que teremos sucesso na divulgação da modalidade. Atualmente, temos um núcleo constituído que integra vários professores de educação física, e através desse núcleo queremos chegar às escolas e implementar o golfe como uma modalidade extracurricular. Da nossa parte, temos todo o interesse no desenvolvimento destas parcerias e estamos sempre recetivos a projeto nesse sentido que nos sejam apresentados”, reforçou.

Acessos necessitam de melhoramentos
A fraca qualidade dos acessos para o Clube de Golfe foi outro dos assuntos discutidos durante a visita. De acordo com Manuel Lopes, a dificuldade das pessoas em aceder ao clube prejudica imenso o seu funcionamento. “É urgente um melhoramento destes acessos, que afastam muita gente de visitar e frequentar as nossas instalações” assegurou. 

Ricardo Rio reconheceu o esforço que a Junta de Freguesia de Palmeira tem feito com o intuito de resolver esta situação, mas exigiu uma intervenção rápida da Câmara Municipal. “Apesar destes acessos terem vindo a ser paulatinamente melhorados pela Junta de Freguesia, a Câmara Municipal tem-se demitido de qualificar uma zona que acaba por ser um espaço de visita no concelho, o que é claramente uma estratégia errada do ponto de vista das opções municipais”, criticou. 

This entry was posted on 23 de março de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply