Braga de lés-a-lés - São Victor


Na semana passada lançamos um desafio: até às eleições vamos percorrer todas as freguesias e perguntar-vos as prioridades para cada uma delas nos próximos quatro anos. A primeira foi São Victor, que obteve algumas reacções interessantes. Amanhã iremos lançar um novo desafio sobre outra freguesia. Entretanto, deixamos aqui os contributos que recebemos para São Victor. 

Pedro Borges de Macedo São Victor deveria pensar em tentar regenerar as zonas da Rua Nova de Santa Cruz, Rua de D Pedro V, Rua de S. Domingos pois tem muitos edifícios num estado de degradação avançado. A Fábrica Confiança é um desses edifícios. Acho também que falta pensar no embelezamento das zonas habitacionais mais recentes da freguesia, dotando-a de passeios agradáveis e funcionais, esculturas modernistas e recantos verdes mais bem tratados. No entanto, devo dizer que o Presidente cessante fez no global um excelente trabalho à frente da maior freguesia do Concelho e muitas vezes sem o apoio merecido do Edil Municipal... 

Vítor Gonçalves Criação de uma entrada exclusivamente pedonal para o Novo Hospital, através do diálogo com a administração do hospital, a Este (potenciava muito esta zona), em conjunto com melhoria das acessibilidades à zona em questão (esta melhoria já se encontra em fase de "pré-execução"). Zelar pela preservação das Sete Fontes. Sentido único (descendente) na rua Quinta da Armada, no troço dentro do Bairro da Alegria. Corredor Bus na rua Nova de Santa Cruz e semaforização inteligente (alternância entre circulação de autocarros num sentido e autocarros e carros no outro) na rua D. Pedro V. Aqui estão algumas medidas que, não exigindo um avultado investimento económico, resolveriam alguns problemas e contribuiriam para o desenvolvimento da freguesia de São Vitor. 

Rui Feio de Azevedo A ligação da Rua D. Pedro V à Rua Nova de Santa Cruz é absolutamente essencial. Com esta ligação permitir-se-á abraçar a vasta população académica do campus de Gualtar da UM com todas as vantagens que se conhecem. Outro grande desiderato que os são victorianos, e Firmino Marques mais do que ninguém, pretendem ver alcançado é a recuperação das Sete Fontes e a salvaguarda do espaço verde adjacente. Se S. Victor vir concretizado este grande projecto afirmar-se-á com toda a certeza no panorama turístico local, regional e nacional, uma vez que será possível a fruição de um espaço monumental e de um parque verde na cidade de grande dimensão. 

Sameiro Maria Implementação de processos de Agenda 21 Local nas Freguesias, para potenciar políticas de proximidade, uma vez que, os líderes eleitos pela população, trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade (cidadãos, organizações locais e empresas privadas) na elaboração de um Plano de Acção, por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. 

This entry was posted on 26 de março de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply