Casa do Professor é parceiro essencial na concretização de projetos sociais, educativos e culturais


No âmbito de um conjunto de contactos que os “Juntos Por Braga” têm desenvolvido com agentes de diversas áreas - no sentido de promover a proximidade e um diálogo conjunto com as forças vivas da cidade e de encontrar caminhos e soluções para construir uma cidade melhor –, Ricardo Rio visitou a Casa do Professor, uma instituição de solidariedade social criada em 1979 e que tem como objetivos criar laços de convívio e união entre a comunidade escolar e a promoção cultural, desportiva, recreativa e social. Hilário Sousa, Presidente da Casa do Professor desde 2009, acompanhou Rio durante esta iniciativa. 

Segundo o líder do “Juntos Por Braga”, este contacto com a Casa do Professor foi uma “obrigação e um imperativo de consciência”, dada a relevância social do projeto, a população que abrange e as atividades que desenvolve e que estão “fortemente intrincadas” com a comunidade Bracarense. “Este é um projeto extremamente meritório e fundamental para a cidade de Braga. Procuraremos fortalecer a ligação com a Casa do Professor e apoiar a concretização dos novos e ambiciosos projetos que estão a desenvolver no domínio social, educativo ou cultural”, salientou Rio. 

O candidato à Presidência da Câmara de Braga considerou a Casa do Professor, e todos aqueles que ela representa, como interlocutores essenciais dos desafios que os “Juntos Por Braga” querem lançar e concretizar no futuro. “No que se refere à ligação às comunidades escolares, à promoção do reforço da atividade cultural ou ao fortalecimento das respostas sociais que já hoje são prestadas à classe docente, a Casa do Professor é um aliado indispensável do trabalho que queremos desenvolver”, afirmou Rio, que enfatizou de forma particular a importância dos novos projetos que pretende implementar em termos de contributo para a inclusão e para a qualificação do desempenho junto das comunidades escolares do concelho. 

Por seu turno, Hilário Sousa destacou que a Casa do Professor tem como prioridade atual reforçar a sua dimensão social e de apoio solidário aos professores, num contexto de grandes dificuldades económicas e sociais como o que estamos a atravessar. “Temos estado atentos às necessidades tanto dos professores como das escolas, e pretendemos continuar a apostar no apoio social, formativo, cultural ou lúdico-recreativo. Este são laços de humanização que não podem deixar de estar presentes na nossa estrutura e que têm de ser sempre uma das marcas da nossa atuação”, garantiu. 

O Presidente da Casa do Professor destacou a “enorme conquista” que foi a abertura das novas instalações da instituição em 2006, na Avenida Central. “Conforme fomos crescendo, fomos também alimentando o sonho de termos uma estrutura física que conjugasse os serviços administrativos e uma valência social. Este foi um sonho que mobilizou muitas pessoas, que confiaram que um dia seria possível. Esse dia chegou em 2006 e atualmente é com enorme orgulho que dispomos de um Lar residencial na Casa do Professor”, declarou Hilário Sousa, que apontou ainda o Centro de Formação - que contribui para o desenvolvimento profissional de Educadores de Infância e de Professores dos Ensino Básico e Secundário - como uma das âncoras do sucesso da instituição. 

Para Ricardo Rio, esta é a prova de que o “trabalho, a perseverança e o esforço” são recompensados e dão origem a “obras fantásticas”. “Este é sem dúvida um exemplo do valor da dedicação e um prémio para todos os envolvidos. Braga só tem a agradecer aos mentores deste projeto que hoje está ao dispor dos seus associados e pronto para lhes dar uma preciosa ajuda, especialmente no sector social”, elogiou.

Apoio social aos alunos é prioridade 

Quanto ao presente e ao futuro próximo, Hilário Sousa destacou a relevância do projeto solidário de apoio aos alunos que a instituição tem em curso e que está integrado no âmbito de um protocolo de cooperação firmado com todos os estabelecimentos de ensino. “Trata-se de um projeto solidário que mobiliza todos os parceiros, apoiando-se naquelas que são as estruturas existentes em termos de rede social”, explicou, afirmando de seguida que o funcionamento desta articulação tem de ser uma preocupação de quem dirige os destinos da cidade. 

“O reforço do apoio para necessidades básicas dos alunos será depois rentabilizado com o sucesso desses mesmos alunos, com a diminuição da indisciplina e dos índices de abandono no escolar. Essas devem ser preocupações de todos e em particular de quem está à frente dos destinos da autarquia”, avaliou".

Noutros sectores, o Presidente da instituição reafirmou a necessidade de se encarar a área cultural como um pilar de desenvolvimento estratégico não só da associação, mas também da cidade de Braga: “Temos procurado interagir com todos os agentes culturais, mas sentimos que é preciso um maior investimento e reforço dos laços de aproximação e de articulação”. 

A finalizar, Hilário Sousa deixou um apelo: “Gostaria que o tecido económico e empresarial olhasse para a Casa do Professor como uma instituição que pode potenciar os projetos de cada uma dessas entidades, porque está próxima de um público-alvo importante e se houver abertura ao diálogo, podem-se estabelecer parcerias profícuas para ambos os lados”. 

This entry was posted on 5 de março de 2013 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply