Visita à Escola Secundária de Maximinos


Maior distanciamento entre direção e alunos pode prejudicar trabalho conjunto 


Dando seguimento a um ciclo de contatos com agentes que atuam na área educativa - que tem como principal objetivo auscultar os vários intervenientes e perceber a realidade que se vive no terreno -, Ricardo Rio visitou a Escola Secundária de Maximinos, sede do primeiro Mega-Agrupamento de Escolas em Braga, após a fusão com o Agrupamento Vertical de Escolas Oeste da Colina, em 2010. António Pereira, diretor do Mega-Agrupamento, acompanhou Ricardo Rio durante esta iniciativa.

A visita permitiu ao líder do “Juntos Por Braga” perceber de que forma está a funcionar o modelo do Mega-Agrupamento de Maximinos. De acordo com António Pereira, não obstante os obstáculos estarem perfeitamente identificados, a adaptação está a ser “exigente”. “Em termos de coordenação, temos vivido situações complexas. O maior distanciamento da direção relativamente aos alunos e professores condicionou um pouco a eficácia e o alcance do nosso trabalho”, afirmou. 

O diretor enfatizou que, apesar das aulas continuarem a decorrer de forma “perfeitamente tranquila e dentro da normalidade”, torna-se mais complicado conseguir resolver os problemas quotidianos dos alunos. “Esta centralização fez com que aumentasse a quantidade de trabalho, exigindo um especial empenho de todos os docentes e responsáveis do agrupamento”, alertou.

António Pereira garantiu ainda que, para conseguirem contrapor as dificuldades criadas por este modelo, os responsáveis do agrupamento têm procurado fomentar espaços “informais de consulta e diálogo” com os representantes de pais e com toda a comunidade educativa.

Ler mais

Câmara Municipal assume postura eleitoralista e oportunista

Sobre este tema, Ricardo Rio reforçou as preocupações que tem vindo a exprimir desde o início do processo. “Como sempre alertamos, este é um modelo que permite uma efetiva e importante poupança financeira, mas a verdade é que, em termos de gestão escolar, pode significar um retrocesso relativamente ao anterior modelo”, apontou.

Para o líder do “Juntos Por Braga”, o caso do Mega-agrupamento de Maximinos tornou bem evidente a dualidade de critérios que tem pautado a atuação da Câmara Municipal nesta questão. “Os Mega-agrupamentos não são uma iniciativa deste governo, mas sim um processo que já se iniciou com o governo socialista de José Sócrates. Nessa altura, o executivo autárquico, que agora se tem mostrado tão crítico, votou favoravelmente, na Assembleia Municipal, a criação do Mega-agrupamento de Maximinos”, recordou Rio, que lamentou esta “súbita” e “estranha” inversão na política educativa da Câmara Municipal. 

“Esta é a prova inequívoca de que o executivo socialista apenas sabe trabalhar numa lógica eleitoralista e oportunista, sem mostrar qualquer respeito ou preocupação por professores, alunos ou pais. Essa não é, nem de perto nem de longe, a nossa forma de atuação”, disse.

Segundo Ricardo Rio, esta postura da Câmara Municipal torna-se ainda mais preocupante devido às responsabilidades acrescidas da autarquia no plano da articulação e aproximação entre as próprias escolas e a comunidade local. “Com os Mega-agrupamentos, a Câmara tem a obrigação de atuar de forma interventiva no sentido de garantir o correto funcionamento das instituições escolares. Mas o que temos visto é uma completa demissão dessa responsabilidade por parte de um executivo que está mais preocupado em criar um clima de instabilidade e em fazer guerra a uma medida que o próprio apoiou a implementar”, criticou Rio.

"Êxito contra as adversidades"

O diretor da Escola Secundário de Maximinos fez questão de frisar que, apesar das adversidades, os alunos do agrupamento continuam a obter resultados escolares “fantásticos”, o que prova que o trabalho “árduo” de todos os envolvidos está a ter resultados. 

“Esta é uma verdadeira escola de campeões. Podemo-nos orgulhar de ter obtido os melhores resultados a nível nacional, quando enquadrados no contexto económico e social. 

Ricardo Rio aproveitou para felicitar a escola pelos êxitos educativos conquistados, e destacou o trabalho “excecional” no apoio que o agrupamento presta aos alunos com necessidades especiais, assim como a “aposta forte” no desporto escolar e adaptado, que tem dado “excelentes” resultados.

Durante a visita, António Pereira notou que o facto da Escola Secundária de Maximinos ter ficado de fora do plano de requalificação a torna ligeiramente menos atrativa para os jovens. “Esta é uma escola periférica e que, ao não ter sido remodelada, se tornou um pouco menos atrativa para os alunos”, lamentou, recordando que a única forma de responder a esta situação é através da aposta na qualidade do ensino, o que tem vindo a ser concretizado.

A terminar, o diretor salientou também a necessidade de uma estratégia consertada a nível local para se ajustar a oferta educativa às reais necessidades do tecido empresarial e do mercado de trabalho. “As escolas ainda se gerem muito de dentro para fora, articulando a oferta educativa em gestão dos seus próprios recursos. Isso leva a que se criem cursos desajustados das necessidades das empresas”, criticou. 


Braga, 20 de Fevereiro de 2013


Gabinete de Comunicação do “Juntos Por Braga”

This entry was posted on 20 de fevereiro de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply