Visita à ASCREDNO

Braga tem de encontrar soluções para suprir carência de respostas para a Terceira Idade

No âmbito do ciclo de contactos com agentes do sector social que os “Juntos Por Braga” têm vindo a efectuar, Ricardo Rio visitou a Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró (ASCREDNO). O autarca foi acompanhado na visita, entre outros, por Afonso Tinoco, Presidente da instituição, e João Tinoco, Presidente da Junta de Freguesia de Nogueiró.

Esta nova visita de Ricardo Rio à ASCREDNO voltou a decorrer em clima de grande envolvência, com o candidato à Presidência da Câmara a ser surpreendido pela calorosa recepção dos utentes do Centro de Dia, que lhe dedicaram, com vocês bem afinadas, algumas canções populares portuguesas.

A ASCREDNO é uma IPSS fundada em 1993 e que assume como objectivos fundamentais desenvolver acções no âmbito da solidariedade social e promoção da cultura e do desporto. Actualmente, a instituição dispõe das valências de Centro de Dia, ATL, apoio domiciliário e de um gabinete de apoio à família e à comunidade. “Agora, a nossa prioridade passa pela construção de um Lar, que é uma necessidade urgente para esta comunidade. Temos idosos no Centro de dia e em apoio domiciliário que já precisam de um apoio a tempo inteiro e não temos as condições para o fazer”, afirmou Afonso Tinoco.

Ler mais

Apesar de ainda estar a aguardar a confirmação dos apoios da Segurança Social para concretizar esse “sonho”, para Afonso Tinoco, ficarem “sentados à espera” não é sequer opção, tendo a instituição promovido já diversas iniciativas de angariação de fundos para a construção do Lar. “Estamos a assumir uma atitude pró-activa e a preparar atempadamente o futuro. Temos uma grande vontade em contribuir para a coesão da nossa comunidade e sentimos que com o Lar, poderemos dar uma resposta bem mais eficaz às carências sociais nesta região”, garantiu o presidente da ASCREDNO, que explicou que o Lar permitiria acolher cerca de 30 utentes. 


Por seu turno, Ricardo Rio enalteceu o contributo social “fundamental” que esta associação tem vindo a dar à comunidade onde está inserida. “A ASCREDNO, com o seu magnífico trabalho, é já uma referência a nível não só da freguesia de Nogueiró e das freguesias mais próximas, mas de todo o concelho. Numa altura em que muitas famílias e cidadãos estão a passar por enormes dificuldades a nível económico e social, é de louvar o esforço desta e de todas as outras IPSS que todos os dias trabalham no sentido de minorar essas mesmas dificuldades”, afirmou Rio.

Também João Tinoco, Presidente da Junta de Nogueiró, fez questão de salientar a importância da associação para a freguesia: “Com a sua actividade constante a vários níveis, a ASCREDNO é um dos principais motivos de orgulho de Nogueiró e, estou certo, das freguesias próximas que com ela trabalham em proximidade”. Para João Tinoco, o aumento do número de idosos e pessoas dependentes nesta zona leva a que a construção do Lar seja uma necessidade premente. “A realidade mostra-nos que esta é uma situação que tem tendência a agravar-se ainda mais no futuro, pelo que é preciso encontrar-se uma solução rápida. Este é, sem dúvida, um problema que muito nos inquieta”, enfatizou. 

Quanto à planificação do apoio social nesta região, João Tinoco afirmou que a rede social inter-freguesias “funciona bem”. No entanto, teceu críticas à escassez de uma estratégia a nível do concelho. “Juntamente com as Juntas de freguesia próximas temos conseguido efectuar, com sucesso, o levantamento de necessidades e a distribuição equitativa dos equipamentos, num esforço de aproveitamento máximo dos recursos de que dispomos”, disse João Tinoco, destacando de seguida que é fundamental que se faça um “trabalho a nível do concelho no sentido de se delinear uma estratégia mais criteriosa para a distribuição dos projectos sociais”. 

A terminar a visita, Ricardo Rio deixou uma palavra de alento aos responsáveis da IPSS. “Espero que continuem a trabalhar com a mesma dinâmica e alegria que temos vindo a presenciar. A vossa instituição é um excelente exemplo da entrega e determinação que precisamos para apoiar os que mais necessitam. No futuro, conto voltar para visitar as instalações do Lar”, disse, acentuando que Braga tem de saber encontrar soluções para suprir a carência de repostas para a Terceira idade. O autarca reafirmou ainda que a área social e o trabalho em sintonia com as IPSS “é e sempre será” uma prioridade para os “Juntos Por Braga”. 

Braga, 9 de Fevereiro de 2013“Juntos Por Braga”

This entry was posted on 10 de fevereiro de 2013. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply