O tempo da Universidade do Minho

Hoje foi tempo de celebrarmos a Universidade do Minho. 

É tempo, também, de seguirmos uma política de verdadeira proximidade entre a cidade e a Universidade materializada em realizações conjuntas. 

É tempo de ouvir e agir…é tempo de explorar sinergias criando riqueza. 

É tempo de incentivar a criação de parcerias baseadas na diversidade, na confiança e em benefícios mútuos. 

É tempo de assumir compromissos…Braga não pode desperdiçar a excelência, a inovação e a competência dos recursos formados e criados na nossa cidade…compromissos ancorados em projectos e que envolvam empresas de bens e serviços. 

É tempo da cidade se empenhar em transmitir as necessidades das populações aos que gerem e aplicam o conhecimento. 

É tempo de investir… 

A Universidade: fornecendo informação, dados, aplicando resultados de investigação e visões de futuro no processo de desenvolvimento sustentável da cidade. 

A cidade: proporcionando oportunidades e campo para a análise e materialização de políticas, planos, metodologias e tecnologias. 

Ambas, contribuindo para a concretização de projectos comunitários de valor. 

Por fim, devo também deixar uma palavra de admiração aos estudantes da Universidade do Minho. Numa época tão difícil a nível global como a que vivemos, é assinalável o seu sentido de responsabilidade social, não apenas nas suas intervenções e realizações, mas fundamentalmente na dimensão das suas causas, valores e ideais. 

É tempo de incutirmos a mesma numa dimensão autárquica, partilhando os mesmos princípios de solidariedade, altruísmo, generosidade e bem comum. 

É tempo dos agentes políticos locais não hipotecarem mais as oportunidades que a Universidade do Minho tem oferecido à cidade. É tempo de criar políticas atractivas no acesso às infra-estruturas sociais, culturais ou de lazer, políticas que facilitem a mobilidade dos jovens, políticas de regeneração urbana que favoreçam a sua fixação no centro da cidade e que potenciem todo o comércio local. 

É tempo de não se hipotecar mais as gerações futuras da nossa cidade. É tempo de não se hipotecar mais Braga.

Ricardo Rio

This entry was posted on 20 de fevereiro de 2013 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply